Saturday, March 12, 2011

El Chaltén - Patagonia - (dia 4)

Conhecemos 2 outros brasileiros enquanto tomávamos café no hostel, então surgiu a idéia de alugar um carro para ir a El Chalten (250km de Calafate).

Alugamos o carro um dia antes por aproximadamente 340$ pesos na agência nunatak ( farei mais comentários sobre a agência no próximo post).

Dia 05/03/2011...

Levantamos cedo, ainda no hostel em Calafate, tomamos café e partimos de carro para El Chalten. Apesar do caminho ser extremamente fácil, quase nos perdemos. Não há muitas placas no caminho, muito menos postos de gasolina ou alguém para pedir informação. Então é importante ficar de olho para não perder poucas placas que sinalizam as entradas.

O caminho é espetacular, uma mistura de deserto, lagos, e montanhas cobertas de neve ao fundo. Apesar da diversidade de animais ser bem pequena, vimos alguns guanacos ( um parente da lhama) que vive cruzando a rodovia assim como as pequenas lebres.

Ruta 23


Chegamos em El Chalten e paramos no office de turismo logo na entrada da cidade, para saber das trilhas e atividades que o lugar oferece. Seguimos para o único albergue que conseguimos reservar, o Glaciar Marconi. O lugar não é bonito, na verdade é bem feio, mas conseguimos um quarto para 4 com banheiro por 45$ cada o que é bem aceitável.

Glaciar Marconi Hostel


A cidade de El Chalten é minúscula, algumas poucas ruas, mas o pequeno comércio, hoteis e restaurantes são na maioria bem charmosos.


Para começar o dia escolhemos a trilha para o Laguna Torre, levamos 6hrs de trekking ( ida e volta ) aproximadamente uns 20 km. A trilha foi legal, mas sinceramente eu esperava mais do lago, que mais parece uma poça gigante cinza, é como se fosse um lago numa cratera, não há verde, porém as montanhas e gelo ao fundo são belas. Veja o o caminho que percorremos nesta trilha abaixo:


Triha e Laguna Torre


Como o dia termina tarde nesta época por aqui, pegamos o carro e fomos dar umas voltas numa estrada de terra a margem dos rios que se formam com água da montanha, vimos paisagens belíssimas. Encontrados 3 gambás na estrada desses pretos com a faixa branca nas costas, como o pepele gamba do desenho animado, pena que era quase noite e as fotos não ficaram boas.

De volta à Chalten, paramos no restaurante de carnes Mi Viejo, como o prato típico (cordeiro com papas fritas) já havia acabado, acabei pedindo Lomo ao molho de pimenta com papas a lá crema, custou $80 pesos e valeu cada centavo o melhor restaurante até o momento.

Depois de um dia inteiro de atividades físicas o cansaço nos fez parecer estar em um hotel 5 estrelas, nunca havia dormido tão bem, rs.

No comments: