Tuesday, September 20, 2011

Quem tem boca vai a Roma !



Resolvi parar de adiar e comprei logo minha passagem para Roma, tirei uma sexta feira de folga no trabalho para aproveitar 3 dias na cidade eterna.

Cheguei no aeroporto Fiumicino ( 30 minutos de Roma) as 18h00, comprei o bilhete do trem para ir até a estação principal e fui informado que deveria pegar o trem do portão 2, olhei para o portão e haviam dois trilhos, um a direita e outro a esquerda. No da esquerda já tinha um trem parado, como faltavam apenas alguns minutos para a partida eu corri e quando a porta estava quase fechando eu perguntei para algumas pessoas dentro do trem: este vai para a estação Termini? (em inglês) Logo uma pessoa me responde: Sim, Sim, entre, rápido !

Dentro do trem conversei um pouco com esse Italiano, ele me mostrou que o bilhete dele também era para a mesma estação que a minha, logo em seguida ele saiu para outro vagão. Despreocupado, sentei tirei um cochilo e quase uma hora depois eu ainda não havia chegado, muitas pessoas já haviam saído do meu vagão, então resolvi perguntar para uma mulher que estava perto de mim quanto tempo faltava para a Roma, bom ela não falava nada de inglês, eu nada de italiano, mas com mímica e o bilhete na mão ela entendeu onde eu queria ir e com cara de espanto disse que eu estava no trem errado ou que já havia passado e que deveria voltar.

Desci na próxima parada, num lugarzinho escuro sem funcionários e poucas pessoas, depois de algumas tentativas, por sorte, encontrei um rapaz que felizmente falava o mínimo de inglês para me ajudar, ele me disse que eu deveria ter pego um outro trem (direto) e que eu já tinha passado uns 40min de Roma (não tenho idéia de onde eu chegaria), mas que poderia voltar e pegar um metrô em umas das cidades ao redor de roma. Como ele também estava indo para a mesma estação que eu simplesmente o segui.

Moral da história, quem tem boca vai a Roma, mesmo com o trem errado. Provei o teorema !

Tirando este divertido incidente, tudo correu muito bem em Roma. Encontrei com um amigo do CouchSurfing que é romano e me mostrou muito pontos interessantes da cidade. Roma é um lugar para se conhecer a pé, prepare as canelas e ande muito é história por todo lado. É realmente um lugar para se sentir um ignorante (no meu caso que não prestei atenção nas aulas de história), então a estratégia é ficar perto dos grupos de turistas e ouvir as explicações do guia, hehe.

Não compre água, tem fontes de água pura e fresca por todo lado (carregue apenas uma garrafa para reabastecer).



Comer em Roma foi uma das coisas que eu mais gostei, pela qualidade e bom preço. Listei alguns lugares:

Graziela e Alberto da SPINOSI a S. Pietro. Via del Mascherino, Roma, 60. Próximo ao museo do vaticano (Mapa)




Um casal muito divertido mantém o restaurante. Eles discutem o tempo todo (ou apenas conversam, nunca sei em italiano). Pratos generosos, é bom estar com fome. Entre 15,00 e 20,00 EUR come-se bem com direito ao prato, salada, vinho, água e café :)



Pizzeria da Pasquale, Via dei prefetti, 34, Roma. Próximo de Piazza del Parlamento. (Mapa)



Um  lugarzinho pequeno, porém bem interessante onde a pizza quadrada por quilo e com ótimo preço. Ou seja, você pode escolher o que quizer, pezar e comer. Melhor pizza que eu comi em Roma ! Com 10,00 EUR você faz a festa.




Trastevere (Mapa), é uma região com muitos pequenos restaurantes e bares, boa comida e bom preço. Interessante visitar a noite, caminhe pelas ruas estreitas e escolha um dos restaurantes, em geral pizzas e massas são boas em qualquer lugar por ali. Se quiser provar um prato típico de Roma peça o Carbonara (basicamente uma massa com creme de ovos e bacon) eu adoro. Custa entre 7,00- 12,00 EUR.

Conhecer uma cidade com uma pessoa local tem suas vantagens, como por exemplo saber onde fica o melhor sorvete italiano. Acho que deixaria de ver o coliseu para tomar esse sorvete..

Palazzo Del Freddo. Via Principe Eugenio, 65, Roma (Mapa)




Não vou falar muito sobre os pontos mais turísticos da cidade porque encontramos isso em qualquer guia, mas os meus preferidos foram:


  1. Piazza de Spagnia (suba as escadas e caminhe pelo bairro, tem prédios muito bonitos por ali)
  2. Museo do Vaticano (Entrei para ver a Capella Sistina, mas me inpressionei com todo o resto, melhor fazer logo pela manha para evitar filas gigantes)
  3. Fontana di Trevi

Eu me controlei e tirei apenas 700 fotos em Roma, decidi observar mais as cidades que visito enquanto estou nelas, ao invés de passar 90% do tempo tirando fotos e depois vendo em casa. De qualquer forma sempre gosto de ter boas fotos para recordar, fiz uma pequena seleção:


 (clique para ampliar e ver a localização)



Até mais.
Ricardo


No comments:

Post a Comment